A Freguesia

Inserida no concelho de Caldas da Rainha, a freguesia de Santa Catarina localiza-se no litoral Oeste, perto da Serra dos Candeeiros, e é limitada pelas freguesias de Vimeiro e Turquel a Norte, a Este pela Benedita, a Sul pela Benedita e Alvorninha (todas do concelho de Alcobaça) e a Oeste pelas freguesias de Carvalhal Benfeito e Salir de Matos (do concelho de Caldas da Rainha).

Numa área de 19,2km2 a freguesia conta com aproximadamente 2773 eleitores entre 3029 habitantes distribuídos pelos lugares: Peso, Vigia, Cumeira, Mouraria, Casal do Rio, Casal do Bicho, Quinta da Ferraria, Casal das Freiras, Casal dos Nortes, Santa Catarina, Casal da Coita, Portela, Abrunheira, Casal da Marinha, Casal da Azenha, Casal das Penas, Mata de Porto Mouro, Relvas, Granja Nova, Casal da Cruz e Casal Torcano.

As principais atividades económicas da freguesia de Santa Catarina são a marroquinaria, a construção civil, a agricultura, a fruticultura, a agropecuária e o comércio em geral, sendo porém com a sua cutelaria que Santa Catarina é reconhecida internacionalmente.

A sede da freguesia é no lugar de Santa Catarina que teve a sua elevação a vila no dia 20 de junho de 1991, sendo publicada como lei n.º105/91 no dia 16 de agosto no Diário da República, I Série, n.º187 de 16 de agosto de 1991.

                      

Brasão: Escudo a vermelho; Roda de navalhas de ouro com lâminas de prata, acompanhada à direita por uma espada antiga de prata com punho de ouro apontada para o contra-chefe e à esquerda por uma palma de prata posta em pala; Camaroeiro ao centro acompanhado à direita por uma maçã e à esquerda por uma pera folhadas a ouro; Coroa mural de prata de quatro torres; Listel branco com a legenda em maiúsculas a negro «VILA de SANTA CATARINA».

 

          
Bandeira: Esquartelada de vermelho e amarelo; Cordão e borlas de ouro e vermelho; Haste e lança de ouro.


Selo: Circular com as peças do escudo sem a indicação de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos onde corre a legenda:
«JUNTA de FREGUESIA de SANTA CATARINA – CALDAS DA RAINHA».